A VACA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1.Alef, Lam, Mim.
2.Eis o livro que é indubitavelmente a
orientação dos temente a Deus;
3.Que crêem no incognoscível, observam a
oração e gastam daquilo com que os agraciamos;
4.Que crêem no que te foi revelado (ó
Mohammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida.
5.Estes possuem a orientação do seu
Senhor e estes serão os bem-aventurados.
6.Quanto aos incrédulos, tento se lhes dá
que os admoestes ou não os admoestes; não crerão.
7.Deus selou os seus corações e os seus
ouvidos; seus olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.
8.Entre os humanos há os que dizem:
Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis.
9.Pretendem enganar Deus e os fiéis,
quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso.
10.Em seus corações há morbidez, e Deus
os aumentou em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras.
11.Se lhes é dito: Não causeis corrupção
na terra, afirmaram: Ao contrário, somos conciliadores.
12.Acaso, não são eles os corruptores?
Mas não o sentem.
13.Se lhes é dito: Crede, como crêem os
demais humanos, dizem: Temos de crer como crêem os néscios? Em verdade, eles
sãos os néscios, porém não o sabem.
14.Em quando se deparam com os fiéis,
asseveram: Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores, dizem: Nós
estamos convosco; apenas zombamos deles.
15.Mas Deus escarnecerá deles e os
abandonará, vacilantes, em suas transgressões.
16.São os que trocaram a orientação pelo extravio;
mas tal troca não lhes trouxe proveito, nem foram iluminados.
17.Parecem-se com aqueles que fez arder
um fogo; mas, quando este iluminou tudo que o rodeava, Deus extinguiu-lhes a
luz, deixando-os sem ver, nas trevas.
18.São surdos, mudos, cegos e não se
retraem (do erro).
19.Ou como (aquele que, surpreendidos
por) nuvens do céu, carregadas de chuva, causando trevas, trovões e relâmpagos,
tapam os seus ouvidos com os dedos, devido aos estrondos, por temor à morte;
mas Deus está inteirado dos incrédulos.
20.Pouco falta para que o relâmpago lhes
ofusque a vista. Todas as vezes que brilha, andam à mercê do seu fulgor e,
quando some, nas trevas se detêm e, se Deus quisesse, privá-los-ia da audição e
da visão, porque é Onipotente.
21.Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que
vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis
virtuosos.
22.Ele fez-vos da terra um leito, e do
céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o
vosso sustento. Não atribuais rivais a Deus, conscientemente.
23.E se tendes dúvidas a respeito do que
revelamos ao Nosso servo (Mohammad), componde uma surata semelhante à dele (o
Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas, independentemente de Deus, se
estiverdes certos.
24.Porém, se não o dizerdes - e
certamente não podereis fazê-lo - temei, então, o fogo infernal cujo
combustível serão os idólatras e os ídolos; fogo que está preparado para os
incrédulos.
25.Anuncia (ó Mohammad) os fiéis que
praticam o bem que obterão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Toda vez
que forem agraciados com os seus frutos, dirão: Eis aqui o que nos fora
concedido antes! Porém, só o será na aparência. Ali terão companheiros
imaculados e ali morarão eternamente.
26.Deus não Se furta em exemplificar com
um insignificante mosquito ou com algo maior ou menor do que ele. E os fiéis
sabem que esta é a verdade emanada de seu Senhor. Quanto aos incrédulos,
asseveram: Que quererá significar Deus com tal exemplo? Com isso desvia muitos
e encaminha muitos outros. Mas, com isso, só desvia os depravados.
27.Que violam o pacto com Deus, depois de
o terem concluído; separam o que Deus tem ordenado manter unido e fazem
corrupção na terra. Estes serão desventurados.
28.Como ousais negar a Deus, uma vez que
éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos
ressuscitará e então retornais a Ele?
29.Ele foi Quem vos criou tudo quando
existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez,
ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.
30.(Recorda-te ó Profeta) de quando teu
Senhor disse aos anjos: Vou instituir um legatário na terra! Perguntaram-Lhe:
Estabelecerás nela quem alí fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós
celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós
ignorais.
31.Ele ensinou a Adão todos os nomes e
depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdes
certos.
32.Disseram: Glorificado sejas! Não
possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque somente
Tu és Prudente, Sapientíssimo.
33.Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os
seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vos
disse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais
e o que ocultais?
34.E quando dissemos aos anjos:
Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, exceto Lúcifer que, ensoberbecido,
se negou, e incluiu-se entre os incrédulos.
35.Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso
com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos aprouver; porém,
não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os iníquos.
36.Todavia, Satã os seduziu, fazendo com
que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então dissemos:
Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis residência e gozo
transitórios.
37.Adão obteve do seu Senhor algumas
palavras de inspiração, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o Misericordioso.
38.E ordenamos: Descei todos aqui! Quando
vos chegar de Mim a orientação, aqueles que seguirem a Minha orientação não
serão presas do temor, nem se atribularão.
39.Aqueles que descrerem e desmentirem os
Nossos versículos serão os condenados ao inferno, onde permanecerão
eternamente.
40.Ó israelitas, recordai-vos das Minhas
mercês, com as quais vos agraciei. Cumpri o vosso compromisso, que cumprirei o
Meu compromisso, e temei somente a Mim.
41.E crede no que revelei, e que
corrobora a revelação que vós tendes; não sejais os primeiros a negá-lo, nem
negocieis as Minhas leis a vil preço, e temei a Mim, somente,
42.E não disfarceis a verdade com a
falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
43.Praticai a oração pagai o zakat e
genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
44.Ordenais, acaso, às pessoas a prática
do bem e esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o Livro? Não
raciocinais?
45.Amparai-vos na perseverança e na
oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes,
46.Que sabem que encontrarão o seu Senhor
e a Ele retornarão.
47.Ó Israelitas, recordai-vos das Minhas
mercês, com as quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
48.E temei o dia em que nenhuma alma
poderá advogar por outra, nem lhe será admitida intercessão alguma, nem lhe
será aceita compensação, nem ninguém será socorrido!
49.Recordai-vos de quando vos livramos do
povo do Faraó, que vos infligia o mais cruel castigo, degolando os vossos
filhos e deixando com vida as vossas mulheres. Naquilo tivestes uma grande
prova do vosso Senhor.
50.E de quando dividimos o mar e vos
salvamos, e afogamos o povo do Faraó, enquanto olháveis.
51.E de quando instituímos o pacto das
quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro,
condenando-vos.
52.Então, indultamo-vos, depois disso,
para que ficásseis agradecidos.
53.E de quando concedemos a Moisés o
Livro e o Discernimento, para que vos orientásseis!
54.E de quando Moisés disse ao seu povo:
Ó povo meu, por certo que vos condenastes, ao adorardes o bezerro. Voltai,
portanto, contritos, penitenciando-vos para o vosso Criador, e imolai-vos
mutuamente. Isso será preferível, aos olhos do vosso Criador. Ele vos
absolverá, porque é o Remissório, o Misericordioso.
55.E de quando dissestes: Ó Moisés, não
creremos em ti até que vejamos Deus claramente! E a centelha vos fulminou,
enquanto olháveis.
56.Então, vos ressuscitamos, após a vossa
morte, para que assim, talvez, Nos agradecêsseis.
57.E vos agraciamos, com as sombras das
nuvens e vos enviamos o maná e as codornizes, dizendo-vos: Comei de todas as
coisas boas com que vos agraciamos! (Porém, o desagradeceram) e, com isso, não
Nos prejudicaram, mas prejudicaram a si mesmos.
58.E quando vos dissemos: Entrai nessa
cidade e comei com prodigalidade do que vos aprouver, mas entrai pela porta,
prostrando-vos, e dizei: Remissão! Então, perdoaremos as vossas faltas e
aumentaremos a recompensa dos benfeitores.
59.Os iníquos permutaram as palavras por
outras que não lhe haviam sido ditas, pelo que enviamos sobre eles um castigo
do céu, por sua depravação.
60.E de quando Moisés Nos implorou água
para o seu povo, e lhe dissemos: Golpeia a rocha com o teu cajado! E de pronto
brotaram dela doze mananciais, e cada grupo reconheceu o seu. Assim, comei e
bebei da graça de Deus, e não cismeis na terra, causando corrupção.
61.E de quando dissestes: Ó Moisés,
jamais nos conformaremos com um só tipo de alimento! Roga ao teu Senhor que nos
proporcione tudo quanto a terra produz: suas hortaliças, seus pepinos, seus
alhos, suas lentilhas e suas cebolas! Perguntou-lhes: Quereis trocar o melhor
pelo pior? Pois bem: Voltai para o Egito, onde terei que implorais! E foram
condenados à humilhação e à indigência, e incorreram na abominação de Deus;
isso, porque negaram os versículos os versículos de Deus e assassinaram
injustamente os profetas. E também porque se rebelaram e foram agressores.
62.Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os
sabeus, enfim todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o
bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem
se atribuirão.
63.E de quando exigimos o vosso
compromisso e levantamos acima de vós o Monte, dizendo-vos: Apegai-vos com
firmeza ao que vos concedemos e observai-lhe o conteúdo, quiçá (Me) temais.
64.Apesar disso, recusaste-lo depois e,
se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco,
contar-vos-íeis entre os desventurados.
65.Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que profanaram o sábado; a esses dissemos: "Sede símios desprezíveis!"
66.E disso fizemos um exemplo para os
seus contemporâneos e para os seus descendentes, e uma exortação para os
tementes a Deus.
67.E de quando Moisés disse ao seu povo:
Deus vos ordena sacrificar uma vaca. Disseram: Zombas, acaso, de nós?
Respondeu: Guarda-me Deus de contar-me entre os insipientes!
68.Disseram: Roga ao teu Senhor para que
nos indique como ela deve ser. Explicou-lhes: Ele afirma que há de ser uma vaca
que não seja nem velha, nem nova, de meia-idade. Fazei, pois, o que vos é
ordenado.
69.Disseram: Roga ao teu Senhor, para que
nos indique a cor dela. Tornou a explicar: Ele diz que tem de ser uma vaca de
cor jalne que agrade os observadores.
70.Disseram: Roga ao teu Senhor para que
nos indique como deve ser, uma vez que todo bovino nos parece igual e, se a
Deus aprouver, seremos guiados.
71.Disse-lhes: Ele diz que tem de ser uma
vaca mansa, não treinada para labor da terra ou para rega dos campos; sem
defeitos, sem manchas. Disseram: Agora falaste a verdade. E a sacrificaram,
ainda que pouco faltasse para que não o fizessem.
72.E de quando assassinastes um ser e
disputastes a respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis.
73.Então ordenamos: Golpeai-o (o morto),
com um pedaço dela (rês sacrificada). Assim Deus ressuscita os mortos vos
manifesta os seu sinais, para que raciocineis.
74.Apesar disso os vossos corações se
endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas brotam
rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda outras que desmoronam,
por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo quanto fazeis.
75.Aspirais, acaso, a que os judeus
creiam em vós, sendo que alguns deles escutavam as palavras de Deus e, depois
de as terem compreendido, alteravam-nas conscientemente?
76.Quando se encontram com os fiéis,
declaram: Cremos! Porém, quando se reúnem entre si, dizem: Relatar-lhes-eis o
que Deus vos revelou para que, com isso, vos refutem perante o vosso Senhor?
Não raciocinais?
77.Ignoram, acaso, que Deus sabe tanto o
que ocultam, como o que manifestam?
78.Entre eles há iletrados que não
compreendem o Livro, a não ser segundo os seus desejos, e não fazem mais do que
conjecturar.
79.Ai daqueles que copiam o Livro,
(alterando-o) com as suas mãos, e então dizem: Isto emana de Deus, para
negociá-lo a vil preço. Ai deles, pelo que as suas mãos escreveram! E ai deles,
pelo que lucraram!
80.E asseveram: O fogo não vos
atormentará, senão por dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus
um compromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o Seu compromisso. Ou dizeis
de Deus o que ignorais?
81.Qual! Aqueles que lucram por meio de
um mal e estão envolvidos por suas faltas serão os condenados ao inferno, no
qual permanecerão eternamente.
82.Os fiéis, que praticam o bem, serão os
diletos do Paraíso, onde morarão eternamente.
83.E de quando exigimos o compromisso dos
israelitas, ordenando-lhes: Não adoreis senão a Deus; tratai com benevolência
vossos pais e parentes, os órfãos e os necessitados; falai ao próximo com
doçura; observai a oração e pagai o zakat. Porém, vós renegastes
desdenhosamente, salvo um pequeno número entre vós.
84.E de quando exigimos nosso
compromisso, ordenando-vos: Não derrameis o vosso sangue, nem vos expulseis
reciprocamente de vossas casas; logo o confirmastes e testemunhastes.
85.No entanto, vede o que fazeis: estais
vos matando; expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem demonstrais
injustiça e transgressão; e quando os fazeis prisioneiros, pedis resgate por
eles, apesar de saberdes que vos era proibido bani-los. Credes, acaso, em uma
parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não
receberão, em troca, senão aviltamento, na vida terrena e, no Dia da
Ressurreição, serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está
desatento em relação a tudo quanto fazeis.
86.São aqueles que negociaram a vida
futura pela vida terrena; a esses não lhes será atenuado o castigo, nem serão
socorridos.
87.Concedemos o Livro a Moisés, e depois
dele enviamos muitos mensageiros, e concedemos a Jesus, filho de Maria, as
evidências, e o fortalecemos com o Espírito da Santidade. Cada vez que vos era
apresentado um mensageiro, contrário aos vossos interesses, vós vos
ensoberbecíeis! Desmentíeis uns e assassináveis outros.
88.Disseram: Nossos corações são
insensíveis! Qual! Deus os amaldiçoou por sua incredulidade. Quão pouco
acreditam!
89.Quando, da parte de Deus, lhes chegou
um Livro (Alcorão), corroborante do seu - apesar de antes terem implorado a
vitória sobre os incrédulos - quando lhes chegou o que sabiam, negaram-no. Que
a maldição de Deus caia sobre os ímpios!
90.A que vil preço se venderam, ao
renegarem o que Deus tinha revelado! Fizeram-no injustamente, inconformados de
que Deus revelasse a Sua graça a quem Lhe aprouvesse, dentre os Seus servos.
Assim, atraíram sobre si abominação após abominação. Os incrédulos sofrerão um
castigo afrontoso.
91.Quando lhes é dito: Crede no que Deus
revelou! Dizem: Cremos no que nos foi revelado. E rejeitam o que está além
disso (Alcorão), embora seja a verdade corroborante da que já tinham.
Dize-lhes: Por que, então, assassinastes os profetas de Deus, se éreis fiéis?
92.Já Moisés vos havia apresentado as
evidências e, em sua ausência, adorastes o bezerro, condenando-vos.
93.E quando aceitamos o vosso compromisso
e elevamos o Monte acima de vós, dizendo-vos: Recebei com firmeza tudo quanto
vos concedermos e escutai!, disseram: Já escutamos, porém nos rebelamos! E, por
sua incredulidade, imbuíram os seus corações com a adoração do bezerro.
Dize-lhes: Quão detestáveis é o que vossa crença vos inspira, se é que sois
fiéis!
94.Dize-lhes: "Se a última morada,
ao lado de Deus, é exclusivamente vossa em detrimento dos demais, desejai então
a morte, se estiverdes certos."
95.Porém, jamais a desejariam, por causa
do que cometeram as suas mãos; e Deu bem conhece os iníquos.
96.Tu os acharás mais ávidos de viver do que
ninguém, muito mais do que os idólatras, pois cada um deles desejaria viver mil
anos; porém, ainda que vivessem tanto, isso não os livraria do castigo, porque
Deus bem vê tudo quanto fazem.
97.Dize-lhes Quem for inimigo de Gabriel,
saiba que ele, com o beneplácito de Deus, impregnou-te (o Alcorão) no coração,
para corroborar o que foi revelado antes; é orientação e alvíssaras de boas
novas para os fiéis.
98.Quem for inimigo de Deus, de Seus
anjos, dos Seus mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é
adversário dos incrédulos.
99.Revelamos-te lúcidos versículos e
ninguém ousará negá-los, senão os depravados.
100.Será possível que, cada vez que
contraem um compromisso, haja entre eles um grupo que o quebre? Em verdade, a
maioria não crê.
101.E quando lhes foi apresentado um
Mensageiro (Mohammad) de Deus, que corroborou o que já possuíam, alguns dos
adeptos do Livro (os judeus) atiraram às costas o Livro de Deus, como se não o
conhecessem.
102.E seguiram o que os demônios
apregoavam, acerca do Reinado de Salomão. Porém, Salomão nunca foi incrédulo,
outrossim foram os demônios que incorreram na incredulidade. Ensinaram aos
homens a magia e o que foi revelado aos dois anjos, Harut e Marut, na
Babilônia. Ambos, a ninguém instruíram, se quem dissessem: Somos tão somente
uma prova; não vos torneis incrédulos! Porém, os homens aprendiam de ambos como
desunir o marido da sua esposa. Mas, com isso não podiam prejudicar ninguém, a
não ser com a anuência de Deus. Os homens aprendiam o que lhes era prejudicial e
não o que lhes era benéfico, sabendo que aquele que assim agisse, jamais
participaria da ventura da outra vida. A que vil preço se venderam! Se
soubessem...
103.Todavia, se tivessem acreditado, e
temido, teriam obtido a melhor recompensa de Deus. Se o soubessem!...
104.Ó fiéis, não digais (ao Profeta
Mohammad): "Raina", outrossim dizei: "Arzurna" e escutai.
Sabei que os incrédulos sofrerão um doloroso castigo.
105.Aos incrédulos, dentre os adeptos do
Livro, e aos idólatras, agradaria que não vos fosse enviada nenhuma mercê do
vosso Senhor; mas Deus outorga a Sua Clemência exclusivamente a quem Lhe apraz,
porque é Agraciante por excelência.
106.Não ab-rogamos nenhum versículo, nem
fazemos com que seja esquecido (por ti), sem substituí-lo por outro melhor ou
semelhante. Ignoras, por acaso, que Deus é Onipotente?
107.Porventura, não sabes que a Deus
pertence o reino dos céus e da terra e que, além de Deus, (vós) não tereis
outro protetor, nem defensor?
108.Pretendeis interrogar o vosso
Mensageiro, como anteriormente foi interrogado Moisés? (Sabei que) aquele que
permuta a fé pela incredulidade desvia-se da verdadeira senda.
109.Muitos dos adeptos do Livro, por
inveja, desejariam fazer-vos voltar à incredulidade, depois de terdes
acreditado, apesar de lhes ter sido evidenciada a verdade. Tolerai e perdoai,
até que Deus faça cumprir os Seus desígnios, porque Deus é Onipotente.
110.Observai a oração, pagai o zakat e
sabei que todo o bem que apresentardes para vós mesmo, encontrareis em Deus,
porque Ele bem vê tudo quando fazeis.
111.Disseram: Ninguém entrará no Paraíso,
a não ser que seja judeu ou cristão. Tais são as suas idéias fictícias.
Dize-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes certos.
112.Qual! Aqueles que se submeteram a
Deus e são caritativos obterão recompensa, em seu Senhor, e não serão presas do
temor, nem se atribularão.
113.Os judeus dizem: Os cristãos não têm
em que se apoiar! E os cristãos dizem: O judeus não têm em que se apoiar!,
apesar de ambos lerem o Livro. Assim também os néscios dizem coisas
semelhantes. Porém, Deus julgará entre eles, quanto às suas divergências, no
Dia da Ressurreição.
114.Haverá alguém mais iníquo do que
aquele que impede que o nome de Deus seja celebrado em santuários e se esforça
por destruí-los? Estes não deveriam adentrá-los senão, temerosos; sobre eles
recairá, pois, o aviltamento deste mundo e, no outro, sofrerão um severo
castigo.
115.Tanto o levante como o poente
pertencem a Deus e, aonde quer que vos dirijais, notareis o Seus Rosto, porque
Deus é Munificente, Sapientíssimo.
116.Dizem (os cristãos): Deus adotou um
filho! Glorificado seja! Pois a Deus pertence tudo quanto existe nos céus e na
terra, e tudo está consagrado a Ele.
117.Ele é o Originador dos céus e da
terra e, quando decreta algo, basta-Lhe dizer: "Seja!" e ele é.
118.Os néscios dizem: "Por que Deus
não fala conosco, ou nos apresenta um sinal?" Assim falaram, com as mesmas
palavras, os seus antepassados, porque os seus corações se assemelham aos
deles. Temos elucidado os versículos para a gente persuadida.
119.Por certo (ó Mensageiro) que te
enviamos com a verdade, como alvissareiro e admoestador, e que não serás
responsabilizado pelos réprobos.
120.Nem os judeus, nem os cristãos, jamais
estão satisfeitos contigo, a menos que abraces os seus credos. Dize-lhes:
"Por certo que a orientação de Deus é a Orientação!" Se te renderes
aos seus desejos, depois de te Ter chegado o conhecimento, fica sabendo que não
terás, em Deus, Protetor, nem Defensor.
121.Aqueles a quem concedemos o Livro
recitam-no como ele deve ser recitado. São os que acreditam nele; porém,
aqueles que o negarem serão desventurados.
122.Ó israelitas, recordai-vos das Minhas
mercês com as quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
123.E temei o dia em que nenhuma alma
poderá advogar por outra alma, nem lhe será aceita compensação, nem lhe será
admitida intercessão alguma, nem ninguém será socorrido.
124.E quando o seu Senhor pôs à prova
Abraão, com certos mandamentos, que ele observou, disse-lhe:
"Designar-te-ei Imam dos homens." (Abraão) perguntou: E também o
serão os meus descendentes? Respondeu-lhe: Minha promessa não alcançará os
iníquos.
125.Lembrai-vos que estabelecemos a Casa,
para o congresso e local de segurança para a humanidade: Adotai a Estância de
Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão e a Ismael, dizendo-lhes:
"Purificai Minha Casa, para os circundantes (da Caaba), os retraídos, os
que genuflectem e se prostram.
126.E quando Abraão implorou: Ó senhor
meu, faze com que esta cidade seja de paz, e agracia com frutos os seus
habitantes que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final! Deus respondeu: Quanto
aos incrédulos dar-lhe-ei um desfrutar transitório e depois os condenarei ao
tormento infernal. Que funesto destino!
127.E quando Abraão e Ismael levantaram
os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois Tu és
Oniouvinte, Sapientíssimo.
128.Ó Senhor nosso, permite que nos
submetamos a Ti e que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à Tua
vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos, pois Tu é o Remissório, o
Misericordiosíssimo.
129.Ó Senhor nosso, faze surgir, dentre
eles, um Mensageiro, que lhes transmita as Tuas leis e lhes ensine o Livro, e a
sabedoria, e os purifique, pois Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo.
130.E quem rejeitaria o credo de Abraão,
a não ser o insensato? Já o escolhemos (Abraão), neste mundo e, no outro,
contrar-se-á entre os virtuosos.
131.E quando o seu Senhor lhe disse:
Submete-te a Mim!, respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!
132.Abraão legou esta crença aos seus
filhos, e Jacó aos seus, dizendo-lhes: Ó filhos meus, Deus vos legou esta
religião; apegai-nos a ela, e não morrais sem serdes submissos (a Deus).
133.Estáveis, acaso, presentes, quando a
morte se apresentou a Jacó, que perguntou aos seus filhos: Que adorareis após a
minha morte? Responderam-lhe: Adoraremos a teu Deus e o de teus pais: Abraão,
Ismael e Isaac; o Deus Único, a Quem nos submetemos.
134.Aquela é uma nação que já passou;
colherá o que mereceu e vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
135.Disseram: Sede judeus ou cristãos,
que estareis bem iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de Abraão, o
monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras.
136.Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem
sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos;
no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu
Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.
137.Se crerem no que vós credes,
iluminar-se-ão; se se recusarem, estarão em cisma. Deus ser-vos-á suficiente
contra eles, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo.
138.Eis aqui a religião de Deus! Quem
melhor que Deus para designar uma religião? Somente a Ele adoramos!
139.Pergunta-lhes: Discutireis conosco
sobre Deus. Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos responsáveis por
nossas ações assim como vós por vossas, e somos sinceros para com Ele.
140.Podeis acaso, afirmar que Abraão,
Ismael, Isaac, Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso, sois mais
sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do que aquele que oculta um
testemunho recebido de Deus? Sabei que Deus não está desatento a quanto fazeis.
141.Aquela é uma nação que já passou;
colherá o que mereceu vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
142.Os néscios dentre os humanos
perguntarão: Que foi que os desviou de sua tradicional quibla? Dize-lhes: Só a
Deus pertencem o levante e o poente. Ele encaminhará à senda reta a quem Lhe
apraz.
143.E, deste modo, (ó muçulmanos),
contribuímo-vos em uma nação de centro, para que sejais, testemunhas da
humanidade, assim como o Mensageiro e será para vós. Nós não estabelecemos a
quibla que tu (ó Mohammad) seguis, senão para distinguir aqueles que seguem o
Mensageiro, daqueles que desertam, ainda que tal mudança seja penosa, salvo
para os que Deus orienta. E Deus jamais anularia vossa obra, porque é Compassivo
e Misericordiosíssimo para a humanidade.
144.Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o
rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça.
Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E
vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rosto até ela.
Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e
Deus não está desatento a quanto fazem.
145.Ainda que apresentes qualquer espécie
de sinal ante aqueles que receberam o Livro, jamais adotarão tua quibla nem tu
adotarás a deles; nem tampouco eles seguirão a quibla de cada um mutuamente. Se
te rendesses aos seus desejos, apesar do conhecimento que tens recebido,
contar-te-ias entre os iníquos.
146.Aqueles a quem concedemos o Livro,
conhecem-no como conhecem a seus próprios filhos, se bem que alguns deles
ocultam a verdade, sabendo-a.
147.(Esta é a) Verdade emanada de teu
Senhor. Não sejas dos que dela duvidam!
148.Cada qual tem um objetivo traçado por
Ele. Empenhai-vos na prática das boas Ações, porquanto, onde quer que vos
acheis, Deus vos fará comparecer, a todos, perante Ele, porque Deus é
Onipotente.
149.Aonde quer que te dirijas (ó
Mohammad), orienta teu rosto para a Sagrada Mesquita, porque isto é a verdade
do teu Senhor e Deus não está desatento a quanto fazeis.
150.Aonde quer que te dirijas, orienta
teu rosto para a Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais (ó muçulmanos),
voltai vossos rostos na direção dela, para que ninguém, salvo os iníquos, tenha
argumento com que refutar-vos. Não temais! Temei a Mim, a fim de que Eu vos
agracie com Minhas mercês, para que vos ilumineis.
151.Assim também escolhemos, dentre vós,
um Mensageiro de vossa raça para vos recitar Nossos versículos, purificar-vos,
ensinar-vos o Livro e a sabedoria, bem como tudo quanto ignorais.
152.Recordai-vos de Mim, que Eu Me
recordarei de vós. Agradecei-Me e não Me sejais ingratos!
153.Ó fiéis, amparai-vos na perseverança
e na oração, porque Deus está com os perseverantes.
154.E não digais que estão mortos aqueles
que sucumbiram pela causa de Deus. Ao contrário, estão vivos, porém vós não
percebeis isso.
155.Certamente que vos poremos à prova
mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu (ó
Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes -
156.Aqueles que, quando os aflige uma
desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos -
157.Estes serão cobertos pelas bênçãos e
pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados.
158.As colinas de Assafa e Almarwa fazem
parte dos rituais de Deus e, quem peregrinar à Casa, ou cumprir a 'umra, não
cometerá pecado algum em percorrer a distância entre elas. Quem fizer
espontaneamente além do que for obrigatório, saiba que Deus é Retribuidor,
Sapientíssimo.
159.Aqueles que ocultam as evidências e a
Orientação que revelamos, depois de as havermos elucidado aos humanos, no
Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores,
160.Salvo os que se arrependeram,
emendaram-se e declararam (a verdade); a estes absolveremos porque somos o
Remissório, o Misericordiosíssimo.
161.Sobre os incrédulos, que morrem na
incredulidade, cairá a maldição de Deus, dos anjos e de toda humanidade.
162.Que pesará sobre eles eternamente. O
castigo não lhes será atenuado, nem lhes será dado prazo algum.
163.Vosso Deus e Um só. Não há mais
divindade além d'Ele, o Clemente, o Misericordiosíssimo.
164.Na criação dos céus e da terra; na
alteração do dia e da noite; nos navios que singram o mar para o benefício do
homem; na água que Deus envia do céu, com a qual vivifica a terra, depois de
haver sido árida e onde disseminou toda a espécie animal; na mudança dos
ventos; nas nuvens submetidas entre o céus e a terra, (nisso tudo) há sinais
para os sensatos.
165.Entre os humanos há aqueles que
adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a
Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem ver
(a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão
que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.
166.Então, os chefes negarão os seus
prosélitos, virão o tormento e romper-se-ão os vínculos que os uniam.
167.E os prosélitos dirão: Ah, se
pudéssemos voltar (à terra), repudiá-los-íamos como eles nos repudiaram! Assim
Deus lhes demostrará que suas ações são a causa de seus lamentos, e jamais se
salvarão do fogo infernal.
168.Ó humanos, desfrutai de todo o lícito
e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás, porque é
vosso inimigo declarado.
169.Ele só vos induz ao mal e à
obscenidade e a que digais de Deus o que ignorais.
170.Quando lhes é dito: Segui o que Deus
revelou! Dizem: Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais! Segui-las-iam
ainda que seus pais fossem destituídos de compreensão e orientação?
171.O exemplo de quem exorta os
incrédulos é semelhante ao daquele que chama as bestas, as quais não ouvem
senão gritos e vozerios. São surdos, mudos, cegos, porque são insensatos.
172.Ó fiéis, desfrutai de todo o bem com
que vos agraciamos e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.
173.Ele só vos vedou a carniça, o sangue,
a carne de suíno e tudo o que for sacrificado sob invocação de outro nome que
não seja de Deus. Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso, não
será recriminado, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
174.Aqueles que ocultam o que Deus
revelou no Livro, e o negociam a vil preço, não saciarão suas entranhas senão
com fogo infernal. Deus não lhes falará no Dia da Ressurreição nem dos
purificará, e sofrerão um doloroso castigo.
175.São aqueles que trocam a Orientação
pelo extravio, e o perdão pelo castigo. Que resistência haverão de ter suportar
o fogo infernal!
176.Isso, porque Deus revelou o Livro com
a verdade e aqueles que disputaram sobre ele incorreram em profundo cisma.
177.A virtude não consiste só em que
orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a
de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas;
de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes,
órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles
que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são
pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os
verazes, e esses são os tementes (a Deus).
178.Ó fiéis, está-vos preceituado o
talião para o homicídio: livre por livre, escravo por escravo, mulher por
mulher. Mas, se o irmão do morto perdoar o assassino, devereis indenizá-lo
espontânea e voluntariamente. Isso é uma mitigação e misericórdia de vosso
Senhor. Mas quem vingar-se, depois disso, sofrerá um doloroso castigo.
179.Tendes, no talião, a segurança da
vida, ó sensatos, para que vos refreeis.
180.Está-vos prescrito que quando a morte
se apresentar a algum de vós, se deixar bens, que faça testamento eqüitativo em
favor de seus pais e parentes; este é um dever dos que temem a Deus.
181.E aqueles que o alterarem, depois de
o haverem ouvido, estarão cometendo (grave) delito. Sabeis que Deus é
Onipotente, Sapientíssimo.
182.Mas quem, suspeitando parcialmente ou
injustiça da parte do testador, emendar o testamento para reconciliar as
partes, não será recriminado porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
183.Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum,
tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.
184.Jejuareis determinados dias; porém,
quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará,
depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício,
consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado;
porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas,
se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.
185.O mês de Ramadan foi o mês em que foi
revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e
Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês
deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o
mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas
cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de
que (Lhe) agradeçais.
186.Quando Meus servos te perguntarem de
Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se
dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se
encaminhem.
187.Está-vos permitido, nas noites de
jejum, acercar-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas e vós
o sois delas. Deus sabe o que vós fazíeis secretamente; porém, absorveu-vos e
vos indultou. Acercai-vos agora delas e desfrutai do que Deus vos prescreveu.
Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o fio branco do fio
negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos acerqueis delas
enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais são as normas de Deus; não as
transgridais de modo algum. Assim Deus ilucida os Seus versículos aos humanos,
a fim de que O temam.
188.Não consumais as vossas propriedades
em vaidades, nem as useis para subornar os juizes, a fim de vos apropriardes
ilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios.
189.Interrogar-te-ão sobre os novilúnios.
Dize-lhes: Servem para auxiliar o homem no cômputo do tempo e no conhecimento
da época da peregrinação. A virtude não consiste em que entreis nas casas pela
porta traseira; a verdadeira virtude é a de quem teme a Deus, para que
prospereis.
190.Combatei, pela causa de Deus, aqueles
que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os
agressores.
191.Matai-os onde quer se os encontreis e
expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o
homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos
ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos
incrédulos.
192.Porém, se desistirem, sabei que Deus
é Indulgente, Misericordiosíssimo.
193.E combatei-os até terminar a
perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá
mais hostilidades, senão contra os iníquos.
194.Se vos atacarem um mês sagrado,
combatei-os no mesmo mês, e todas as profanações serão castigadas com a pena de
talião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei a Deus e
sabei que Ele está com os que O temem.
195.Fazei dispêndios pela causa de Deus,
sem permitir que as vossas mão contribuam para vossa destruição, e praticai o
bem, porque Deus aprecia os benfeitores.
196.E cumpri a peregrinação e a Umra, a
serviço de Deus. Porém, se fordes impedidos disso, dedicai uma oferenda do que
vos seja possível e não corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha
alcançado o lugar destinado ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar
enfermo, ou sofrer de alguma infecção na cabeça, e a raspar, redimir-se-á
mediante o jejum, a caridade ou a oferenda. Entretanto, em condição de paz,
aquele que realizar a Umra antes da peregrinação, deverá, terminada esta, fazer
uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo,
deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e sete, depois do seu
regresso, totalizando dez dias. Esta penitência é para aquele que não reside
próximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e sabei que é Severíssimo
no castigo.
197.A peregrinação realiza em meses
determinados. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da
perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá.
Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção.
Temei-Me, pois, ó sensatos.
198.Não serei censurados se procurardes a
graça do vosso Senhor (durante a peregrinação). Quando descerdes do monte
Arafat, recordai-vos de Deus perante os Monumento Sagrado e recordai-vos de
como vos iluminou, ainda quando éreis, antes disso, dos extraviados.
199.Descei, também, de onde descem os
demais, e implorai perdão de Deus, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.
200.Quando celebrardes os vossos ritos,
recordai-vos de Deus como vos recordar dos vosso pais, ou com mais fervor.
Entre os humanos há aqueles que dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos o
nosso bem-estar terreno!" Porém,, não participarão da ventura da outra
vida.
201.Outros dizem: "Ó Senhor nosso,
concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento
infernal!"
202.Estes, sim, lograrão a porção que
tiverem merecido, porque Deus é Destro em ajustar contas.
203.Recordai-vos de Deus em dias
contados. Mas, quem se apressar em (deixar o local) após dois dias, não será
recriminado; tampouco pecará aquele que se atrasar, se for temente a Deus.
Temei a Deus, pois, e sabei que sereis reunidos perante Ele.
204.Entre os homens há aquele que,
falando da vida terrena, te encanta, invocando Deus por Testemunha de tudo
quanto encerra o seu coração embora seja o mais encarniçado dos inimigos
(d'Ele).
205.E quando se retira, eis que a sua
intenção é percorrer a terra para causar a corrupção, devastar as semeaduras e
o gado, mesmo sabendo que a Deus desgosta a corrupção.
206.Quando lhe é dito que tema a Deus,
apossa-se dele a soberbia, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á
suficiente castigo. Que funesta morada!
207.Entre os homens há também aquele que
se sacrifica para obter a complacência de Deus, porque Deus é Compassivo para
com os servos.
208.Ó fiéis, abraçai o Islam na sua
totalidade e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado.
209.Porém se tropeçardes, depois de vos
terem chegado as evidências, sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
210.Aguardam eles que lhes venha o
Próprio Deus, na sombra dos cirros, juntamente com os anjos e, assim, tudo
esteja terminado? Sabei que todo retornará a Deus.
211.Pergunta aos israelitas quantos
sinais evidentes lhes temos mostrado. Mas quem deturpa conscientemente as
mercês de Deus, depois de lhas terem chegado, saiba que Deus é Severíssimo no
castigo.
212.Foi abrilhantada a vida terrena aos
incrédulos e, por isso, zombam dos fiéis; porém, os tementes prevalecerão sobre
eles no Dia da Ressurreição, porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe
apraz.
213.No princípio os povos constituíam uma
só nação. Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e admoestadores e
enviou, por eles, o Livro, com a verdade, para dirimir as divergências a seu
respeito, depois de lhes terem chegado as evidências, por egoística contumácia.
Porém, Deus, com a Sua graça, orientou os fiéis para a verdade quanto àquilo
que é causa das suas divergências; Deus encaminha quem Lhe apraz à senda reta.
214.Pretendeis, acaso, entrar no Paraíso,
sem antes terdes de passar pelo que passaram os vossos antecessores?
Açoitaram-nos a miséria e a adversidade, que os abalaram profundamente, até
que, mesmo o Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram: Quando
chegará o socorro de Deus? Acaso o socorro de Deus não está próximo?
215.Perguntam-te que parte devem gastar
(em caridade). Dize-lhes: Toda a caridade que fizerdes, deve ser para os pais,
parentes, órfãos, necessitados e viajantes (desamparados). E sabei que todo o
bem que fizerdes, Deus dele tomará consciência.
216.Está-vos prescrita a luta (pela causa
de Deus), embora o repudieis. É possível que repudieis algo que seja um bem
para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial; todavia, Deus sabe
todo o bem que fizerdes, Deus dele tomará consciência.
217.Quando te perguntarem se é lícito
combater no mês sagrado, dize-lhes: A luta durante este mês é um grave pecado;
porém, desviar os fiéis da senda de Deus, negá-Lo, privar os demais da Mesquita
Sagrada e expulsar dela (Makka) os seus habitantes é mais grave ainda, aos
olhos de Deus, porque a perseguição é pior do que o homicídio. Os incrédulos,
enquanto puderem, não cessarão de vos combater, até vos fazerem renunciar à
vossa religião; porém, aqueles dentre vós que renegarem a sua fé e morrerem
incrédulos tornarão as suas obras sem efeito, neste mundo e no outro, e serão
condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente.
218.Aqueles que creram, migraram e
combateram pela causa de Deus poderão esperar de Deus a misericórdia, porque
Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
219.Interrogam-te a respeito da bebida
inebriante e do jogo de azar; dize-lhes: Em ambos há benefícios e malefícios
para o homem; porém, os seus malefícios são maiores do que os seus benefícios.
Perguntam-te o que devem gastar (em caridade). Dize-lhes: Gastai o que sobrar
das vossas necessidades. Assim Deus vos elucida os Seus versículos, a fim de
que mediteis,
220.Nesta vida e na outra.
Consultar-te-ão a respeito dos órfãos; dize-lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor.
E se misturardes vossos assuntos com os deles, serão vossos irmãos; sabei que
Deus distingue o corrupto do benfeitor. Porém, se Deus quisesse, Ter-vos-ia
afligido, porque é Poderoso, Prudentíssimo.
221.Não desposareis as idólatras até que
elas se convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma idólatra, ainda
que esta vos apraza. Tampouco consintais no matrimônio das vossas filhas com os
idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um escravo fiel é
preferível a um livre idólatra, ainda que este vos apraza. Eles arrastam-vos
para o fogo infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao
Paraíso e ao perdão e elucida os Seus versículos aos humanos, para que Dele
recordem.
222.Consultar-te-ão acerca da
menstruação; dize-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres
durante a menstruação e não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando
estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como Deus vos tem disposto,
porque Ele estima os que arrependem e cuidam da purificação.
223.Vossas mulheres são vossas
semeaduras. Desfrutai, pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém,
praticai boas obras antecipadamente, temei a Deus e sabei que compareceis
perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos fiéis (a bem-aventurança).
224.Não tomeis (o nome de) Deus como
desculpa, em vosso juramento, para não serdes benevolentes, devotos e
reconciliardes os homens, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.
225.Deus não vos recriminará por vossos
juramentos involuntários; porém, responsabilizar-vos-á pelas intenções dos
vossos corações. Sabei que Deus é Tolerante, Indulgentíssimo.
226.Aqueles que juram abster-se das suas
mulheres deverão aguardar um prazo de quatro meses. Porém, se então voltarem a
elas, saibam que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
227.Mas se revolverem divorciar-se,
saibam que Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.
228.As divorciadas aguardarão três
menstruação e, se crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, não deverão ocultar o
que Deus criou em suas entranhas. E seus esposos têm mais direito de as
readmitir, se desejarem a reconciliação, porque elas tem direitos equivalentes
aos seus deveres, embora os homens tenham um grau sobre elas, porquanto Deus é
Poderoso, Prudentíssimo.
229.O divórcio revogável só poderá ser
efetuado duas vezes. Depois, tereis de conservá-las convosco dignamente ou
separar-vos com benevolência. Está-vos vedado tirar-lhes algo de tudo quanto
lhes haveis dotado, a menos que ambos temam contrariar as leis de Deus. Se
temerdes (vós juizes) que ambos as contrariem, não serão recriminados, se ela
der algo pela vossa liberdade. Tais são os limites de Deus, não os
ultrapasseis, pois; aqueles que os ultrapassarem serão iníquos.
230.Porém, se ele se divorciar
irrevogavelmente dela, não lhe será permitido tomá-la de novo por esposa legal
até que se tenha casado com outro e também se tenha divorciado deste; não serão
censurados se se reconciliarem, desde que sintam que poderão observar as leis
de Deus. Tais são os limites de Deus, que Ele elucida para os sensatos.
231.Quando vos divorciardes das mulheres,
ao terem elas cumprido o seu período prefixado, tomai-as de volta
eqüitativamente, ou liberta-as eqüitativamente. Não as tomeis de volta com o
intuito de injuriá-las injustamente, porque quem tal fizer condenar-se-á. Não
zombeis dos versículos de Deus e recordai-vos das Suas mercês para convosco e
de quanto vos revelou no Livro, com sabedoria, mediante o qual vos exorta.
Temei a Deus e sabei que Deus é Onisciente.
232.Se vos divorciardes das mulheres, ao
terem elas cumprido o seu período prefixado, não as impeçais de renovar a união
com os seus antigos maridos, se ambos se reconciliarem voluntariamente. Com
isso se exorta a quem dentre vós crê em Deus e no Dia do Juízo Final. Isso é
mais puro e mais virtuoso para vós, porque Deus sabe e vós ignorais.
233.As mães (divorciadas) amamentarão os
seus filhos durante dois anos inteiros, aos quais desejarem completar a
lactação, devendo o pai mantê-las e vesti-las eqüitativamente. Ninguém é
obrigado a fazer mais do que está ao seu alcance. Nenhuma mãe será prejudicada
por causa do seu filho, nem tampouco o pai, pelo seu. O herdeiro do pai tem as
mesmas obrigações; porém, se ambos, de comum acordo e consulta mútua, desejarem
a desmama antes do prazo estabelecido, são serão recriminados. Se preferirdes
tomar uma ama para os vossos filhos, não sereis recriminados, sempre que
pagueis, estritamente, o que tiverdes prometido. Temei a Deus e sabe que Ele vê
tudo quanto fazeis.
234.Quanto àqueles, dentre vós, que
falecerem e deixarem viúvas, estas deverão aguardar quatro meses e dez dias. Ao
cumprirem o período prefixado, não sereis responsáveis por tudo quanto fizerem
honestamente das suas pessoas, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto
fazeis.
235.Tampouco sereis censurados se
fizerdes alusão a uma proposta de casamento e estas mulheres, ou pensardes em
fazê-lo. Deus bem sabe que vos importais com elas; porém, não vos declareis a
elas indecorosamente; fazei-o em termos honestos e não decidais sobre o
contrato matrimonial até que haja transcorrido o período prescrito; sabei que
Deus conhece tudo quanto ensejais. Temei-O, pois, e sabeis que Ele é Tolerante,
Indulgentíssimo.
236.Não sereis recriminados se vos
divorciardes das vossas mulheres antes de as haverdes tocado ou fixado o dote;
porém, concedei-lhes um presente; rico, segundo as suas posses, e o pobre,
segundo as suas, porque conceder esse presente é obrigação dos benfeitores.
237.E se vos divorciardes delas antes de
as haverdes tocado, tendo fixado o dote, corresponder-lhes-á a metade do que
lhes tiverdes fixado, a menos que, ou elas abram mão (disso), ou faça quem
tiver o contrato matrimonial em seu poder. Sabei que o perdão está mais próximo
da virtude e não esqueçais da liberalidade entre vós, porque Deus bem vê tudo
quanto fazeis.
238.Observai as orações, especialmente as
intermediárias, e consagrai-vos fervorosamente a Deus.
239.Se estiverdes em perigo, orai andando
ou cavalgando; porém, quando estiverdes seguros, invocai Deus, tal como Ele vos
ensinou o que não sabíeis.
240.Quanto àqueles, dentre vós, que
faleceram e deixarem viúvas, a elas deixarão um legado para o seu sustento
durante um ano, sem que sejam forçadas a abandonar suas casas. Porém, se elas
voluntariamente as abandonarem, não sereis responsáveis pelo que fizerem,
moderadamente, de si mesmas, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
241.Proporcionar o necessário às
divorciadas (para sua manutenção)é um dever dos tementes.
242.Assim Deus vos elucida os Seus
versículos para que raciocineis.
243.Não reparastes naqueles que, aos
milhares, fugiram das suas casas por temor à morte? Deus lhes disse: Morrei!
Depois os ressuscitou, porque é Agraciante para com os humanos; contudo a
maioria não Lhe agradece.
244.Combatei pela causa de Deus e sabei
que Ele é Oniouvinte, Sapientíssimo.
245.Quem estaria disposto a emprestar a
Deus, espontaneamente, para que Ele se multiplique infinitamente? Deus
restringe ou prodigaliza a Sua graça, e a Ele retornareis.
246.Não reparastes (ó Mohammad) nos
líderes dos israelitas que, depois da morte de Moisés, disseram ao seu profeta:
Designa-nos um rei, para combatermos pela causa de Deus. E ele perguntou: Seria
possível que não combatêsseis quando vos fosse imposta a luta? Disseram: E que
escusa teríamos para não combater pela causa de Deus, já que fomos expulsos dos
nossos lares e afastados dos nossos filhos? Porém, quando lhes foi ordenado o
combate, quase todos o recusaram, menos uns poucos deles. Deus bem conhece os
iníquos.
247.Então, seu profeta lhes disse: Deus
vos designou Talut por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua autoridade
sobre nós, uma vez que temos mais direto do que ele à autoridade, e já que ele
nem sequer foi agraciado com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Deus o
elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade física e moral. Deus concede a
Sua autoridade a que Lhe apraz, e é Magnificente, Sapientíssimo.
248.E o seu profeta voltou a dizer: O
sinal da sua autoridade consistirá em que vos chegará a Arca da Aliança,
conduzida por anjos, contendo a paz do vosso Senhor e algumas relíquias,
legadas pela família de Moisés e de Aarão. Nisso terei um sinal, se sois fiéis.
249.Quando Saul partiu com o seu
exército, disse: É certo que Deus vos provará, por meio de um rio. Sabei que
quem nele se saciar não será dos meus; sê-lo-á quem não tomar de suas águas
mais do que couber na concavidade da sua mão. Quase todos se saciaram, menos
uns tantos. Quando ele e os fiéis atravessaram o rio, (alguns) disseram: Hoje
não podemos com Golias e com seu exército. Porém, aqueles que creram que
deveriam encontrar Deus disseram: Quantas vezes um pequeno grupo venceu outro
mais numeroso, pela vontade de Deus, porquanto Deus está com os perseverantes!
250.E quanto se defrontaram com Golias e
com o seu exército, disseram: Ó Senhor nosso, infunde-nos constância, firma os
nossos passos e concede-nos a vitória sobre o povo incrédulo!
251.E com a vontade de Deus os
derrotaram; Davi matou Golias e Deus lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe
ensinou tudo quanto Lhe aprouve. Se Deus não contivesse aos seres humanos, uns,
em relação aos outros, a terra se corromperia; porém, Ele é Agraciante para com
a (Está incompleto no Alcorão)
252.Tais são os versículos de Deus que
realmente te ditamos, porque és um dos mensageiros.
253.De tais mensageiros preferimos uns
aos outros. Entre eles, se encontram aqueles a quem Deus falou, e aqueles que
elevou em dignidade. E concedemos a Jesus, filho de Maria, as evidências, e o
fortalecemos com o Espírito da Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os
sucederam não teriam combatido entre si, depois de lhes terem chegado as
evidências. Mas discordaram entre si; uns acreditaram e outros negaram. Se Deus
quisesse, não teriam digladiado; porém, Deus dispõe como quer.
254.Ó fiéis, fazei caridade com aquilo
com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá barganha,
amizade, nem intercessão. Sabei que os incrédulos são iníquos.
255.Deus! Não há mais divindade além
d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono;
d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a
Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles
(humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono
abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o
Altíssimo.
256.Não há imposição quanto à religião,
porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus,
Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é
Oniouvinte, Sapientíssimo.
257.Deus é o Protetor dos fiéis; é Quem
os retira das trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os incrédulos,
cujos protetores são os sedutores, para que os arrastam da luz, levando-os para
as trevas, serão condenados ao inferno onde permanecerão eternamente.
258.Não reparaste naquele que disputava
com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o poder? Quando
Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá a vida e a morte! retrucou: Eu também
dou a vida e a morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do Oriente, faze-o tu
sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Deus não ilumina
os iníquos.
259.Tampouco reparastes naquele que
passou por uma cidade em ruínas e conjecturou: Como poderá Deus ressuscitá-la
depois de sua morte? Deus o manteve morto durante cem anos; depois o
ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste assim? Respondeu:
Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual! Permaneceste cem anos. Observa
a tua comida e a tua bebida; constata que ainda não se deterioraram. Agora
observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada); isto é para fazer de ti
um exemplo para os humanos. Observa como dispomos os seus ossos e em seguida os
revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou: Reconheço que Deus é
Onipotente!
260.E de quando Abraão implorou: Ó Senhor
meu, mostra-me como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso, ainda não
crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o, para a tranqüilidade do meu coração.
Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma
parte deles sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão, velozmente,
até ti; e sabe que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
261.O exemplo daqueles que gastam os seus
bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, contendo
cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é
Munificente, Sapientíssimo.
262.Aqueles que gastam os bens pela causa
de Deus, sem acompanhar a sua caridade com exprobação ou agravos, terão a sua
recompensa ao lado do Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.
263.Uma palavra cordial e uma indulgência
são preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por Si,
Tolerante, Opulentíssimo.
264.Ó fiéis, não desmereçais as vossas
caridades com exprobação ou agravos como aquele que gasta os seus bens, por
ostentação, diante das pessoas que não crê em Deus, nem no Dia do Juízo Final.
O seu exemplo é semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser
atingida por um aguaceiro, fica a descoberto. Em nada se beneficiará, de tudo
quanto fizer, porque Deus não ilumina os incrédulos.
265.Por outra, o exemplo de quem gasta os
seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para fortalecer a
sua alma, é como um pomar em uma colina que, ao cair a chuva, tem os seus
frutos duplicados; quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus bem
vê tudo quanto fazeis.
266.Desejaria algum de vós, possuindo um
pomar cheio de tamareiras e videiras, abaixo das quais corressem os rios, em
que houvesse toda espécie de frutos, e surpreendesse a velhice com filhos de
tenra idade, que o açoitasse e consumisse um furacão ignífero? Assim Deus
elucida os versículos, a fim de que mediteis.
267.Ó fiéis, contribuí com o que de
melhor tiverdes adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da
terra, e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo que vós não aceitaríeis
para vós mesmos, a não ser com os olhos fechados. Sabei que Deus é, por Si,
Opulento, Laudabilíssimo.
268.Satanás vos atemoriza com a miséria e
vos induz à obscenidade; por outro lado, Deus vos promete a Sua indulgência e a
Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo.
269.Ele concede sabedoria a quem Lhe
apraz, e todo aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado um
imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém o compreende.
270.De cada caridade que dispensais e de
cada promessa que fazeis, Deus o sabe; sabei que os iníquos jamais terão
protetores.
271.Se fizerdes caridade abertamente,
quão louvável será! Porém, se a fizerdes, dando aos pobres dissimuladamente,
será preferível para vós, e isso vos absolverá de alguns dos vossos pecados,
porque Deus está inteirado de tudo quanto fazeis.
272.A ti (ó Mensageiro) não cabe
guiá-los; porém, Deus guia a quem Lhe apraz. Toda a caridade que fizerdes será
em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas ações senão com a aspiração
de agradardes a Deus. Sabei que toda caridade que fizerdes vos será
recompensada com vantagem, e não sereis injustiçados.
273.(Concedei-a) aos que empobrecerem
empenhados na causa de Deus, que não podem se dar a negócios na terra, e que o
ignorante não os crê necessitados, porque são reservados. Tu os reconhecerás
por seus aspectos, porque não mendigam impertinentemente. De toda a caridade
que fizerdes Deus saberá.
274.Aqueles que gastam dos seus bens,
tanto de dia como à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua
recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.
275.Os que praticam a usura só serão
ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque disseram
que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Deus consente o comércio e
veda a usura. Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e se
abstiver, será absolvido pelo passado, e seu julgamento só caberá a Deus. Por
outro lado, aqueles que reincidirem, serão condenados ao inferno, onde
permanecerão eternamente.
276.Deus abomina a usura e multiplica a
recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador.
277.Os fiéis que praticarem o bem,
observarem a oração e pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não
serão presas do temor, nem se atribularão.
278.Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o
que ainda vos resta da usura, se sois crentes!
279.Mas, se tal acatardes, esperai a
hostilidade de Deus e do Seu Mensageiro; porém, se vos arrependerdes, reavereis
apenas o vosso capital. Não defraudeis e não sereis defraudados.
280.Se vosso devedor se achar em situação
precária, concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será preferível
para vós, se quereis saber.
281.E temei o dia em que retornareis a
Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada.
282.Ó fiéis, quando contrairdes uma
dívida por tempo fixo, documentai-a; e que um escriba, na vossa presença,
ponha-a fielmente por escrito; que nenhum escriba se negue a escrever, como
Deus lhe ensinou. Que o devedor dite, e que tema a Deus, seu Senhor, e nada
omita dele (o contrato). Porém, se o devedor for insensato, ou inapto, ou
estiver incapacitado a ditar, que seu procurador dite fielmente, por ele.
Chamai duas testemunhas masculinas de vossa preferência, a fim de que, se uma
delas se esquecer, a outra recordará. Que as testemunhas não se neguem, quando
forem requisitadas. Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou grande,
até ao seu vencimento. Este proceder é o mais eqüitativo aos olhos de Deus, o
mais válido para o testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas.
Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em mão, não incorrereis em
falta se não o documentardes. Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e
que o escriba e as testemunhas não seja coagidos; se os coagirdes, cometereis
delito. Temei a Deus e Ele vos instruirá, porque é Onisciente.
283.Se estiverdes em viagem e não
encontrardes um escriba, deixareis um penhor resgatável; quando vos confiardes
reciprocamente, saiba, quem tiver recebido o depósito, que deverá restituí-lo,
temendo a Deus, seu Senhor. Não vos negueis a prestar testemunho; saiba, pois,
quem o negar, que seu coração é nocivo. Deus sabe o que fazeis.
284.A Deus pertence tudo quanto há nos
céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Deus vo-lo
julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é
Onipotente.
285.O Mensageiro crê no que foi revelado
por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e
em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros.
Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor
nosso! A Ti será o retorno!
286.Deus não impõe a nenhuma alma uma
carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e
sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos
esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a
que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com
o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu
és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!
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