quinta-feira, 25 de novembro de 2010

32ª SURATA - "AS SAJDA" (A PROSTRAÇÃO)

"AS SAJDA"
(A PROSTRAÇÃO)
Revelada em Makka; 30 versículos, com exceção dos versículos 16 a 20, que foram revelados em Madina.
32ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Alef, Lam, Mim(1223).
2 Esta é a revelação do Livro indubitável(1224), que emana do Senhor do Universo.
3 Ou dizem: ele o (Alcorão) tem forjado! Qual! É a verdade do teu Senhor, para que admoestes (com ele) um povo, ao qual antes de ti não chegou admoestador algum, para que se encaminhe.
4 Foi Deus Quem criou, em seis dias(1225), os céus e a terra, e tudo quanto há entre ambos; logo assumiu o Trono. Não tendes, além d’Ele, protetor, nem intercessor algum. Não meditais?
5 Ele rege todos os assuntos, desde o céu até à terra(1226); logo (tudo) ascenderá a Ele, em um dia cuja duração será de mil anos, de vosso cômputo.
6 Tal é (Deus), Conhecer do cognoscível e do incognoscível, o Poderoso, o Misericordiosíssimo,
7 Que aperfeiçoou tudo o que criou e iniciou a criação do primeiro homem, de barro(1227).
8 Então, formou-lhe uma prole da essência de sêmen sutil(1228).
9 Depois o modelou; então, alentou-o com Seu Espírito(1229). Dotou a todos vós da audição, da visão e das vísceras(1230). Quão pouco Lhe agradeceis!
10 Dizem (os incrédulos): Quando formos consumidos pela terra, seremos, acaso, renovados em uma nova criatura? Qual? Eles negam o comparecimento ante o seu Senhor!
11 Dize-lhes: O anjo da morte, que foi designado para vos guardar, recolher-vos-á, e logo retornareis ao vosso Senhor.
12 Ah, se pudesses ver os pecadores, cabisbaixos, ante o seu Senhor! (Exclamarão): Ó Senhor nosso, agora temos olhos para ver e ouvidos para ouvir! Faze-nos retornar ao mundo, que praticaremos o bem, porque agora estamos persuadidos!
13 E se quiséssemos, teríamos iluminado todo o ser,(1231) porém, a Minha sentença foi pronunciada; sabei que encherei o inferno com gênios e humanos, todos juntos.
14 (Ser-lhes-á dito): Sofrei, pois, por terdes esquecido o comparecimento neste vosso dia! Em verdade, vos esqueceremos. E sofrei o castigo, por toda a eternidade, pelo que cometestes!
15 Somente crêem nos Nossos versículos aqueles que, quando eles lhos são recitados, se prostram em adoração(1232) e celebram os louvores de seu Senhor, sem, contudo, se ensoberbecerem.
16 São aqueles, cujo corpos(1233) não relutam em se afastar dos leitos para invocarem seu Senhor com temor e esperança, e que fazem caridade daquilo com que os agraciamos.
17 Nenhuma alma caridosa sabe que deleite para os olhos lhe está reservado, em recompensa pelo que fez.
18 Poderá, acaso, aquiparar-se ao fiel o ímpio? Jamais se equipararão!
19 Quanto aos fiéis, que tiverem praticado o bem, terão por abrigo(1234) jardins de aconchego, por tudo quanto fizeram.
20 Por outra, os depravados terão por morada o fogo infernal. Cada vez que desejarem sair dali, serão ainda mais arraigados nele, e lhes será dito: Provai o tormento do fogo que desmentistes!
21 Em verdade, infligir-lhes-emos o castigo terreno, antes do castigo supremo, para que se arrependam.
22 E haverá alguém mais iníquo do que quem, ao ser exortado com os versículos do seu Senhor, logo os desdenha? Sabei que Nós puniremos os pecadores.
23 Já havíamos concedido o Livro(1235) a Moisés. Não vaciles, pois, quando ele chegar a ti(1236). E destinamo-lo como orientação para os israelitas.
24 E designamos líderes dentre eles, os quais encaminham(1237) os demais segundo a Nossa ordem, porque perseveraram e se persuadiram dos Nossos versículos.
25 Certamente teu Senhor julgará entre eles, no Dia da Ressurreição, quanto àquilo a respeito do quê divergiam
26 Acaso, Ele não lhes evidenciou quantas gerações anteriores à deles temos exterminado, apesar de caminharem sobre as suas (antigas) moradas(1238)? Certamente, nisto há sinais. Não ouvem, então(1239) ?
27 Não reparam em que conduzimos a água(1240) à terra erma, fazendo com isso, brotar as semeaduras de que se nutrem eles e o seu gado? Não vêem, acaso(1241)?
28 E perguntam: Quando chegará essa vitória, se estiverdes certos?
29 Responde-lhes: No dia da vitória de nada valerá a fé tardia dos incrédulos, nem serão tolerados.
30 Afasta-te, pois deles, e espera, porque eles também não perdem por esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário