quinta-feira, 25 de novembro de 2010

34ª SURATA - "SABÁ"


"SABÁ"
Revelada em Makka; 54 versículos, com exceção do versículo 6, que foi revelado em Madina.
34ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Louvado seja Deus(1300), a Quem pertence tudo quanto existe nos céus e na terra; Seus serão os louvores, (também) no outro mundo, porque é o Onisciente, o Prudentíssimo.
2 Ele conhece tanto o que penetra(1301) na terra, como o que dela sai, o que desce do céu e o que a ele ascende, porque é o Misericordioso, o Indulgentíssimo.
3 Os incrédulos dizem: Nunca nos chegará a Hora! Dize-lhes: Sim, por meu Senhor! Chegar-vos-á, procedente de conhecedor do incognoscível, de Quem nada escapa, nem mesmo algo do peso de um átomo, quer seja nos céus ou na terra, e (nada há) menor ou maior do que isso, que não esteja registrado no Livro lúcido.
4 Isso para certificar os fiéis, que praticam o bem, de que obterão indulgência e um magnífico sustento.
5 Mas, aqueles que lutam contra os nossos versículos sofrerão um castigo e uma dolorosa punição.
6 E os que foram agraciados com a sabedoria sabem que o que te foi revelado, por teu Senhor, é a verdade, e que isso conduz à senda do Poderoso, Laudabilíssimo.
7 E os incrédulos dizem (uns aos outros): Quereis que vos indiquemos um homem que vos inteire de que quando fordes desintegrados sereis reanimados novamente?
8 Forjou mentiras a respeito de Deus, está louco! Qual! Aquelas que negarem a outra vida serão atormentados por terem estado num profundo erro.
9 Não reparam, acaso, no que está antes deles e atrás deles, de céu e terra? Se quiséssemos, poderíamos fazê-los ser engolidos pela terra ou fazer cair sobre eles uma obliteração do céu. Nisto há um sinal para todo o servo contrito.
10 Agraciamos Davi com a Nossa mercê (e dissemos): Ó montanhas, ó pássaros, repeti com ele os louvores de Deus. E lhe fizemos maleável o ferro(1302).
11(E lhe dissemos): Faze com ele cotas de malha e ajusta-as! Praticai o bem, porque bem vemos tudo quanto fazeis.
12 E fizemos o vento (obediente) a Salomão, cujo trajeto matinal equivale a um mês (de viagem) e o vespertino a um mês (de viagem). E fizemos brotar, para ele, uma fonte do cobre,(1303) e proporcionamos gênios, para trabalharem sob as suas ordens, com a anuência do seu Senhor; e a quem, dentre eles, desacatar as Nossas ordens, infligiremos o castigo do tártaro.
13 Executaram, para ele, tudo quanto desejava: arcos(1304), estátuas, grandes vasilhas como reservatórios, e resistentes caldeiras de cobre. (E dissemos): Trabalhai, ó familiares de Davi(1305), com agradecimento! Quão pouco são os agradecidos, entre os Meus servos!
14 E quando dispusemos sobre sua morte (de Salomão), só se aperceberam dela em virtude dos cupins que lhe roíam o cajado; e quando tombou, os gênios souberam que, se estivessem de posse do incognoscível, não permaneceriam no afrontoso castigo.
15 Os habitantes de Sabá(1306) tinham, em sua cidade, um sinal: duas espécies de jardins, à direita e à esquerda. (Foi-lhes dito): Desfrutai de graça de vosso Senhor e agradecei-Lhe. Tendes terra fértil e um Senhor Indulgentíssimo.
16 Porém, desencaminharam-se. Então, desencadeamos sobre eles a inundação(1307) provinda dos diques,(1308) e substituímos seus jardins por outro cujos frutos eram amargos, e tamargueiras, e possuíam alguns lotos(1309).
17 Assim os castigamos, por sua ingratidão. Temos castigado, acaso, alguém, além do ingrato?
18 E estabelecemos, entre eles, e as cidades(1310) que havíamos bendito, cidades proeminentes, e lhes apontamos estágios de viagem, (dizendo-lhes):
19 Viajai por aí em segurança, durante o dia e à noite!
20 Porém, disseram: Ó Senhor nosso, prolonga a distância entre os nossos estágios de viagem! E se condenaram. Então os convertemos em lenta (a ser marrada) para os povos e os dispersamos por todas as partes. Nisto há sinais para todo o perseverante, agradecido.
21 O próprio Lúcifer confirmou que havia pensado certo a respeito deles — eles o seguiram, exceto uma parte dos fiéis;
22 Se bem que não tivesse autoridade alguma sobre eles. Fizemos isto para certificar-Nos de quem, dentre eles, acreditava na outra vida e quem dela duvidava. Em verdade, teu Senhor é Guardião de tudo.
23 Dize-lhes: Invocai os que pretendeis, em vez de Deus! Eles não possuem nada, nem mesmo do peso de um átomo, no céu ou na terra, nem tampouco têm neles participação; nem Ele os tem como ajudantes.
24 E de nada valerá a intercessão junto a Ele, senão a daquele a quem for permitida. Quando o terror for banido de seus corações, dirão: Que tem dito o vosso Senhor? Dirão: A verdade, porque é o Grandioso, o Altíssimo.
25 Dize-lhes: Quem vos agracia(1311), seja do céu, seja da terra? Dize: Deus! Portanto, certamente, ou nós estamos guiados ou vós estais orientados, ou em erro evidente.
26 Dize-lhes mais: Não sereis responsáveis por tudo quanto tenhamos feito, como tampouco não seremos responsáveis por quanto tenhais cometido.
27 Dize-lhes (ainda): Nosso Senhor nos congregará e logo decidirá o assunto entre nós com eqüidade, porque é o Árbitro por excelência, o Sapientíssimo.
28 Torna a lhes dizer: Mostrai-me os parceiros que Lhe atribuís! Não podereis fazê-lo! Porém, Ele é Deus, o Poderoso, o Prudentíssimo.
29 E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora.
30 E dizem: Quando (se cumprirá) esta promessa? Dize-nos, se estiveres certo.
31 Responde-lhes: Tendes um encontro marcado para um dia, o qual não podereis atrasar, nem adiantar por uma só hora.
32 Os incrédulos dizem: Jamais creremos neste Alcorão, tampouco nos (Livros) que o precederam(1312). Ah, se pudesses ver os iníquos reprovarem-se reciprocamente, quando compararem ante seu Senhor! Os seguidores dirão aos que se ensoberbeceram: Se não fosse por vós, teríamos sido fiéis!
33 E os que se ensoberbeceram dirão aos seus seguidores: Acaso, nós vos desencaminhamos da orientação, depois de vo-la ter chegado? Qual! Fostes vós os pecadores!
34 E os seguidores responderão aos que se ensoberbeceram: Ao contrário, foram as vossas artimanhas, à noite e de dia(1313), quando nos ordenáveis que negássemos Deus e Lhe atribuíssemos parceiros! E dissimularão o remorso quando virem o castigo. E carregaremos de pesadas argolas os pescoços dos incrédulos. Porventura serão retribuídos, senão pelo que houverem feito?
35 E não enviamos admoestador algum a cidade alguma sem que os concupiscentes lhes dissessem: Sabei que negamos (a mensagem) com que foste enviado.
36 E disseram: Nós possuímos mais riquezas e filhos do que vós, e jamais seremos castigados.
37 Dize-lhes: Em verdade, meu Senhor prodigaliza e restringe a Sua graça a quem Lhe apraz: porém, a maioria dos humanos o ignora.
38 E não serão nem as vossas riquezas, nem os vosso filhos que vos aproximarão dignamente de Nós; outrossim, serão os fiéis, que praticam o bem, que receberão uma multiplicada recompensa por tudo quanto tiverem feito, e residirão, seguros, no empíreo.
39 Em verdade, aqueles que lutam contra os Nossos versículos, e tentam frustrá-los, serão os que comparecerão ao castigo.
40 Dize-lhes: Em verdade, meu Senhor prodigaliza e restringe Sua graça a quem Lhe apraz, dentre os Seus servos. Tudo quanto distribuirdes em caridade Ele vo-lo restituirá, porque é o melhor dos agraciadores.
41 Um dia os congregará a todos, e logo perguntará aos anjos: São estes, acaso, os que vos adoravam?
42 Responderão: Glorificado sejas! Tu és nosso Protetor(1314), em vez deles! Qual! Adoravam os gênios(1315)! A maioria deles acreditava neles.
43 Porém, hoje não podereis beneficiar-vos nem prejudicar-vos reciprocamente. E diremos aos iníquos: Provai o castigo infernal que negastes!
44 E quando lhes são recitados os Nossos lúcidos versículos (esta pelo Profeta), dizem: Este não é mais do que um homem que quer afastar-vos do que adoravam os vossos pais! E dizem (ainda): Este (Alcorão) não é mais do que uma calúnia forjada! E os incrédulos dizem da verdade quando lhes chega: Isto não é mais do que pura magia!
45 Antes de ti não lhes tínhamos enviado livro algum, para que o estudassem, nem lhes havíamos enviado admoestador algum.
46 Os povos antigos desmentiram (seus mensageiros); e não conseguiram alcançar nem a décima parte do conhecimento que lhes concedemos(1316). Negaram os Meus mensageiros, mas que terrível foi a (Minha) rejeição (a eles)!
47 Dize-lhes: Exorto-vos a uma só coisa: que vos consagreis a Deus, em pares ou individualmente; e refleti. Vosso companheiro(1317) não é um energúmeno. Ele não é senão vosso admoestador, que vos adverte, face a um terrível castigo.
48 Dize-lhes: Jamais vos exigi recompensa alguma; tudo (que fiz) foi em vosso interesse; e minha recompensa só incumbe a Deus, porque é Testemunha de tudo.
49 Dize-lhes (mais): Sabei que meu Senhor é Quem difunde a verdade e é conhecedor do incognoscível.
50 Dize-lhes (ainda): A verdade tem prevalecido, e a falsidade nada cria e nem restaura.
51 Torna o dizer-lhes: Se me desviar, será unicamente em detrimento meu; em troca, se me encaminhar, será por causa do que meu Senhor me tem revelado, porque é Oniouvinte, Próximo.
52 E se puderes vê-los, quando tremerem de medo, sem terem escapatória! Serão levados (para o inferno) de um lugar próximo!
53 E então dirão: Cremos nela (a verdade)! Porém, como(1318) poderão alcançá-la de um lugar distante,
54 Quando antes a negaram, escarnecendo(1319) do incognoscível, de um lugar distante?
55 E erigiu, entre eles e suas aspirações, uma barreira, como foi feito anteriormente com os seus partidários(1320), porque estavam em uma inquietante dúvida.                                                                                                                                                                 PERSONNEL AND RADIOS LISTENING, RADIO LISTENING DOES NOT VISIT PROFITS! WE ARE MORE THROUGH FINANCIAL DIFFICULTIES, DUE TO AN UNEXPECTED CONTRA-TIME THAT HAS ATTACKED US. WE ARE WITH LATE ACCOUNTS AND NEED THE HELP OF THOSE WHO ALWAYS CURT OUR EDITIONS! WHEN I WRITE IN THE PLURAL I REFER TO MY EDITOR OF THIS PAGE, AND MY FAMILY. THEN I WILL CONTENT WITH THE SUPPORT OF YOU MY CONTACT 55-21-991794091, MY BANK ACCOUNT BRADESCO 112135-9 AG.406. MY NAME LENILSON MARCOS. FROM THANKS AGAIN TO ALL YOU.                                                                                                                                                     PESSOAL E RÁDIOS OUVINTES , A RÁDIO OUVINTE NÃO VISA FINS LUCRATIVOS! MAIS ESTAMOS PASSANDO POR DIFICULDADES FINANCEIRAS , DEVIDO A UM CONTRA-TEMPO INESPERADO QUE NOS ATINGIU. ESTAMOS COM CONTAS ATRASADAS E PRECISAMOS DA AJUDA DAQUELES QUE SEMPRE CURTEM NOSSAS EDIÇÕES! QUANDO ESCREVO NO PLURAL ME REFIRO A MIM EDITOR DESTA PAGINA, E DE MINHA FAMÍLIA. PORTANTO CONTO COM O APOIO DE VOCÊS MEU CONTATO  55-21-991794091, MINHA CONTA BANCO BRADESCO  112135-9 AG.406 . MEU NOME LENILSON MARCOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS VCS.            



Apoie Médicos Sem Fronteiras
                                                       



notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário