sábado, 20 de novembro de 2010

89ª SURATA - "AL FAJR" (A AURORA)

"AL FAJR"
(A AURORA)
Revelada em Makka; 30 versículos.
89ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Pela aurora,
2 E pelas dez noites(1873),
3 E pelo par e pelo ímpar(1874),
4 E pela noite, quando se retira (que sereis castigados)!
5 Porventura, não há nisso um juramento adequado, para o sensato?
6 Não reparaste em como o teu Senhor procedeu, em relação à (tribo de) Ad,
7 Aos (habitantes de) Iram(1875), (cidade) de pilares elevados,
8 Cujo similar não foi criado em toda a terra(1876)?
9 E no povo de Samud(1877), que perfurou rochas no vale?
10 E no Faraó, o senhor das estacas,
11 Os quais transgrediram, na terra,
12 E multiplicaram, nela, a corrupção,
13 Pelo que o teu Senhor lhes infligiu variados castigos?
14 Atenta para o fato de que o teu Senhor está sempre alerta.
15 Quanto ao homem, quando seu Senhor o experimenta, honrando-o e agraciando-o, diz (empertigado): Meu Senhor me honra!
16 Porém, quando o prova, restringindo a Sua graça, diz: Meu Senhor me afronta!
17 Qual! Vós não honrais o órfão,
18 Nem nos estimulais a alimentar o necessitado;
19 E consumis avidamente as heranças(1878),
20 E cobiçais insaciavelmente os bens terrenos!
21 Qual! Quando a terra for triturada fortemente,
22 E aparecer o teu Senhor, com os Seus anjos em desfile,
23 E o inferno, nesse dia, for destacado, então o homem recordará; porém de que lhe servirá a recordação!
24 Dirá: Oxalá tivesse diligenciado (na prática do bem), durante a minha vida!
25 Porém, nesse dia, ninguém castigará como Ele (o fará),
26 Nem ninguém acorrentará, como Ele (o fará);
27 E tu, ó alma em paz,
28 Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)!
29 Entre no número dos Meus servos!
30 E entra no Meu jardim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário